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segunda-feira, 31 de maio de 2010

Toda sexta-feira é dia D...

A Casa da Criança de Miguel Coutro realiza um projeto super interessante com as crianças da escola. "Toda sexta-feira é dia D..." consiste em fazer uma atividade diversificada todas as sextas-feiras, gerando nas crianças expectativas e participação nas escolhas das atividades.

Na última sexta-feira foi dia de "Arte com Guache", e as crianças soltaram a imaginação em suas criações artísticas!

Vejam que lindos ficaram os trabalhos dos nossos "pequenos" artistas!









Parabéns, Crianças!

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dia de malhação na EMEI Rodrigo!

No inverno de 1983, quando a temperatura em uma pequena cidade do Canadá chegava a 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu que, às 15 horas, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Pelo total de eletricidade economizada no momento da caminhada, foi possível estimar o número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio dali em diante.

O Dia do Desafio passou a realizar - se todos os anos na última quarta - feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce cada vez mais em número de cidades e em total de participantes.

"Em 26 de maio, no Dia do Desafio 2010, as atividades realizadas na EMEI foram diversificadas: com cabo de guerra, alongamentos, aeróbica com músicas, tudo para exercitar o corpinho! No final, todos estavam cansados, até os funcionários como eu, que estou fora de forma..."
(CPP Luciana Lopes)


A competição é apenas estímulo à participação! Os “vencedores” são os cidadãos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Parabéns pela iniciativa! Essa equipe está em plena forma!(viu, Lu?!) rs rs

quarta-feira, 26 de maio de 2010

2º Espaço Falantil 2010

No dia 25 de maio de 2010 tivemos a realização do 2º Espaço Falantil de 2010, cujo tema desenvolvido foi Educação para o Trânsito. Estavam presentes a equipe de Educação Infantil, CPPs e professores das EMEIs do município.

Iniciamos o encontro com a exibição de slides falando sobre a importância da Educação no Trânsito desde a Educação Infantil, uma oportunidade de se trabalhar desde cedo a cidadania para a construção de uma cultura de paz. Foram apresentados também os Parâmetros Nacionais para Educação no Trânsito na Educação Infantil, uma novidade na lei Nacional de Trânsito que garante às crianças pequenas o direito a essa aprendizagem.



Tivemos a presença da Coordenadora do Projeto "Estrada para a Cidadania" do município de Nova Iguaçu, Maria Elione Midões, que apresentou às professoras e CPPs presentes uma adaptação do Projeto Nova Dutra para a realidade da Educação Infantil.

No último momento foi realizada uma oficina de brinquedos, onde as participantes criaram carrinhos e cenários de trânsito com materiais reciclados, recortes e colagens.





O encontro foi muito gratificante e de bastante crescimento para todos!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Atividades da EMEI Compactor

Vejam quantas atividades legais desenvolvidas na EMEI Compactor durante os meses de abril e maio!

* Dia do Índio
Durante a semana as professoras trabalharam o tema com pinturas, filmes, construíram cocares com os alunos, que ouviram e criaram histórias e também se caracterizaram.



* Dia do Livro
Durante aproximadamente duas semanas os alunos trabalharam em livros construídos por eles próprios. Eles manusearam bastante os livros na sala de leitura, ouviram muitas histórias, pintaram, recortaram e colaram, desenharam, enfim, realmente deram vida aos seus livros.

No 1º turno eles fizeram uma releitura das histórias de Eva Furnari e no 2º turno eles utilizaram um tema para cada turma.

Foi uma experiência enriquecedora para toda a EMEI!



* Dia das Mães
Na homenagem feita para o Dia das Mães, os alunos prepararam presentinhos para serem entregues às mamães logo após às músicas que eles lindamente cantaram para elas. Foi emocionante!! Tanto para as mamães, como para os próprios aluninhos, que emocionaram a todos nós!





Parabéns pelo lindíssimo trabalho!!!

PS. Relatos da CPP Cristiane Baiense

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Visita Guiada com CPPs

No dia 18 de Maio de 2010 aconteceu a primeira Visita Guiada de 2010, que ocorreu na EMEI Jesus Bom Pastor, no bairro Jardim da Viga.

O objetivo desses encontros é a apresentação de uma Unidade de Educação Infantil aos demais CPPs da rede, assim como o desenvolvimento de um tema pertinente ao nosso segmento. Nesta visita trabalhamos com os "Espaços Rodízio".



Pudemos conhecer todo o histórico da EMEI Jesus Bom Pastor através da apresentação de Slides conduzida pela diretora. E fomos lindamente surpreendidos com uma apresentação musical da turma do Infantil 3!



Como sugestão de atividade, a CPP ofereceu aos presentes um jogo de memória a partir de fotos individuais dos alunos, e vários quebra-cabeças montados com fotos das crianças em grupo e espaços da EMEI. Ela ressaltou a satisfação dos alunos ao reconhecerem a si próprios ou os seus amiguinhos, durante a brincadeira.



A CPP e a Diretora nos levaram a conhecer os espaços da unidade e as atividades desenvolvidas com as crianças. Todos ficaram encantados!





Terminamos a visita com um delicioso almoço oferecido pela EMEI.





Agradecemos o empenho e a excelente recepção à toda Equipe da EMEI Jesus Bom Pastor!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

MAMA BRINCA

A Casa da Criança de Miguel Couto comemorou o dia das mães com o projeto Mama Brinca. Foi uma semana inteirinha de muitas brincadeiras e atividades artíticas com as mamães e seus filhos!

Cada turminha preparou uma linda surpresa para suas mãezinhas!







Olha como as mamães entraram na brincadeira!!!





É muito bom ter a família na escola!




Parabéns às Mamas que participaram dessa grande brincadeira! Parabéns à Casa da Criança de Miguel Couto!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Encontro com Famílias na EMEI Monte Sol

Os pais dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Monte Sol, na Palhada, tiveram um dia de beleza com corte de cabelo e manicure (o salão de beleza foi composto por profissionais da comunidade, que ofereceram os serviços gratuitamente), atividades recreativas e artísticas e um bazar com vendas de roupas a preços populares. A festa ocorrida no dia 10 de maio, contou com a participação da comunidade e comerciantes que doaram vários itens para a realização do evento.



De acordo com a diretora Angélica Almeida, a proposta da festa foi reunir as famílias, já que no domingo se comemorou o Dia das Mães e muitos dos estudantes são criados por pais, avós, tios ou outros parentes. "Vamos aproveitar a data para homenagear os responsáveis pelos alunos".



Nas oficinas de arte, alunos e responsáveis produziram quadros pintados em papéis com giz de cera e tinta. Já a proposta das oficinas de movimento foi integrar estudantes e responsáveis na prática das atividades físicas, aproximando os últimos da realidade cotidiana da EMEI.




Parabéns à diretora Angélica e à coordenadora Luciene!
Parabéns à toda Equipe da unidade! Parabéns à comunidade escolar!
Nós da Semed ficamos muito felizes em compartilhar de momentos tão ricos!

terça-feira, 4 de maio de 2010

O Brincar na Educação Infantil

Se formos comparar uma característica comum entre as crianças de todo o mundo, sem dúvida essa característica seria o brincar. A experiência do brincar cruza diferentes tempos e espaços, sendo marcada ao mesmo tempo pela continuidade e pela mudança.

Ao pensarmos em nossas brincadeiras de infância, podemos refletir e fazer uma ponte com a realidade infantil de hoje: De que as crianças brincam hoje? Como e com quem brincam? De que forma o mundo contemporâneo reflete nas brincadeiras? Qual é o significado do brincar na vida e na constituição das subjetividades e identidades das crianças. Por que à medida que avançam os segmentos escolares se reduzem os espaços e tempos do brincar e as crianças vão deixando de serem crianças para serem adultos? Que relações têm o brincar com o desenvolvimento, a aprendizagem, a cultura e os conhecimentos? Como incorporar a brincadeira no espaço educativo, considerando-se todas as dimensões que a constituem?

Em nossa cultura, a brincadeira é frequentemente avaliada como perda de tempo, pois em nossa visão o brincar é uma atividade oposta ao trabalho, este sim valorizado e considerado coisa séria. Mas a brincadeira também é coisa séria, e está para a criança assim como o trabalho está para o adulto.

Segundo Vygotsky (1987), o brincar é uma atividade humana criadora, na qual imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com outros sujeitos, crianças e adultos. Desta forma, o autor ultrapassa a visão da brincadeira como atividade restrita à assimilação de códigos e papeis sociais e culturais, cuja função seria inserir a criança no mundo social. Muito além disso, a brincadeira constitui a atividade através do qual a criança ressignifica a cultura. Se por um lado, a criança de fato reproduz e representa o mundo por meio das situações criadas nas brincadeiras, por outro lado tal reprodução não se faz passivamente, mas mediante um processo de reinterpretação do mundo, que abre lugar para a invenção e a produção de novos significados, saberes e práticas.

Sob esta perspectiva, podemos perceber que quando as crianças pequenas brincam de ser “outros” (pai, mãe, médico, monstro, bruxa, ladrão, bêbado, polícia, etc), refletem sobre suas relações com esses outros e tomam consciência de si e do mundo, estabelecendo outras lógicas e fronteiras de significação da vida. O brincar envolve, portanto, complexos processos de articulação entre o já dado e o novo, entre a experiência, a memória e a imaginação, entre a realidade e a fantasia. Segundo Leontiev (1988), o motivo para a criança não é reproduzir uma pessoa concreta, mas executar a própria ação como uma relação com o objeto, ou seja, precisamente uma ação generalizada. Neste sentido, a imaginação se apresenta não exatamente como a capacidade de a criança fabular, mas de extrair das situações cotidianas e das interações concretas seus elementos prototípicos que lhe permitam significar a cultura.

Vários aspectos de aprendizagem podem ser apontados na atividade do brincar. Na brincadeira de imitação, por exemplo, enquanto se imita uma bruxa, a criança pode experimentar, com segurança, a tensão e o medo. Quando brincam de lutas, elas devem saber que aqueles movimentos fingem uma luta, não causando machucados nos outros, e desta forma diferenciar o real do imaginário. Ao observarmos situações de brincadeiras coletivas, ficaremos impressionados com o investimento dos pequenos no planejamento, organização, negociação de papeis, regas, ações, significados e conflitos. Já nos jogos de faz de conta, é interessante observar a maneira como as crianças imitam os jeitos das personagens, no andar, no falar, na entonação, nos gestos.

O plano informal das brincadeiras possibilita a construção e a ampliação de competências e conhecimentos nos planos de cognição e das interações sociais, que certamente tem conseqüências na aquisição de conhecimentos no plano da aprendizagem formal.

Após essas reflexões, podemos afirmar que, para as crianças, o brincar é um espaço de apropriação e constituição de conhecimentos e habilidades no âmbito da linguagem, da cognição, dos valores e da sociedade. E que esses conhecimentos se tecem nas narrativas do dia-a-dia, constituindo os sujeitos e a base para muitas aprendizagens futuras.


BORBA, Ângela Meyer. (2007). O brincar como um modo de ser e estar no mundo – In: Ensino Fundamental de Nove Anos – Orientações para a inclusão de crianças de seis anos. Brasília: MEC
GOUVEA, Maria Cristina Soares de. (2007). A criança e a linguagem: Entre palavras e coisas. In: PAIVA, Aparecida (org) Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica.