Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Visita Guiada - EMEI São Benedito


Em 18 de Junho de 2010 foi realizada a Visita Guiada na EMEI São Benedito, no Bairro Andrade Araújo , a partir das 9 horas.

Fomos recepcionadas pela CPP Renata e diretora Tânia com um delicioso café da manhã preparado com muito carinho pelas cozinheiras da EMEI.

O tema desenvolvido no encontro foi “Saúde na Escola e Primeiros Socorros”. Houve uma palestra com as Técnicas de Enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Queimados, Maria da Penha e Ivone, que fizeram demonstrações de primeiros socorros sobre possíveis acidentes na escola, além de expor medidas preventivas para a saúde das crianças na EMEI. A palestra também foi acopanhada pelo diretor de Unrgência e Emergência do SAMU, ELionai.

A palestra foi acompanhada por CPPs das EMEIs, Equipe de Educação Infantil, e alguns funcionários da EMEI São Benedito.

Terminada a palestra a CPP Renata acompanhou a turma para uma visita aos espaços externo e interno da EMEI, onde todos puderam conhecer um pouco a estrutura física e organizacional da unidade, além de observarmos as crianças em atividades.

Ao fim da manhã foram sorteados dois kits de Primeiros Socorros para as CPPs, e encerramos a visita com um belo almoço oferecido pela EMEI São Benedito.

Parabéns a toda Equipe envolvida nessa visita. Foi de grande crescimento aos que participaram!


Saboreando Histórias - 3º Espaço Falantil 2010

No dia 29 de junho de 2010 foi realizado o 3º Espaço Falantil de 2010, cujo tema desenvolvido foi “Saboreando histórias na Educação Infantil”, conduzido com maestria pela Coordenadora da equipe de Incentivo à Palavra da SEMED Jussara Alexandre. Estavam presentes a equipe de Educação Infantil, CPPs e professores das EMEIs do município.

Inicialmente oferecemos aos participantes do encontro mensagens diversas, como poesias, músicas, reflexões ou frases marcantes, e abrimos espaço para que os desejosos compartilhassem a sua mensagem com o grupo. O encantamento foi tão grande que todos os presentes realizaram a leitura do seu trecho.

Em seguida, Jussara comandou uma roda com cantigas direcionadas às crianças da Educação Infantil, com o apoio do violonista Luís, que abrilhantou ainda mais o momento. Todas as canções foram distribuídas para as EMEIs a fim de serem reproduzidas junto aos alunos.

Após as cantigas de roda, Jussara realizou uma contação de história com música a partir do livro “...Uma boa cantoria”, de Ana Maria Machado, e deu início a uma apresentação de slides sobre a aplicação da literatura infantil e as formas corretas de utilização do livro na escola. A Incentivadora levou ao conhecimento de todos um conto popular tradicional entitulado “O Menino Esquecido”, da contadora de histórias do ESMUT Ilka. Ela abordou situações da prática de sala de aula, e orientou quanto ao manuseio, exposição, valorização e as inúmeras possibilidades de contar uma história utilizando recursos como fantoches, acessórios, músicas, etc. Aproveitando a temática, utilizou o livro “O Sapo Bocarrão”, da editora Companhia das Letras, a fim de ilustrar sua apresentação.

Para encerrar a proposta do dia, o grupo foi mais uma vez presenteado com as canções puxadas por Jussara e Luís. Os professores foram liberados e os CPPs convidados para uma breve reunião de informes gerais com a equipe de Educação Infantil.