Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Especialização UFRRJ

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO PARA INGRESSO
NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
DIVERSIDADE ÉTNICA E EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

A coordenação do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro) – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no uso de suas atribuições, torna público que se encontram abertas as inscrições para o exame de seleção de ingresso no Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu DIVERSIDADE ÉTNICA E EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA, com carga horária de 450 horas/aula. Período de inscrições de 23 de Agosto a 23 de Setembro de 2011, no Campus de Nova Iguaçu da UFRRJ, localizado na Avenida Governador Roberto da Silveira, s/n– Bairro Aeroclube – Nova Iguaçu-RJ.
I – DAS VAGAS
Serão oferecidas 45 (quarenta e cinco) vagas.
II – DO FUNCIONAMENTO DO CURSO
Dias de aula: quarta-feira e sexta-feira
Horário:14:00 horas às 18:00 horas.
Local: Campus de Nova Iguaçu da UFRRJ.
Período: de Outubro de 2011 a Março de 2013.
III – REQUISITO PARA INSCRIÇÃO
O (A) candidato (a) deverá ser graduado (a) em curso superior, preferencialmente no exercício da docência na rede pública de ensino.                                                                                                                                                                                                                           

9º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL (FICI)

9º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA INFANTIL (FICI)

        Festival Internacional de Cinema Infantil chega à 9ª edição

                                    Depois de levar quase um milhão de crianças às salas de cinema, evento
                                     acontece em dez cidades brasileiras com mais de 100 filmes de 20 países


Em 2011, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) levará mais de 100 filmes para as salas de cinema da Rede Cinemark em dez cidades brasileiras, reunindo inéditos e clássicos, curtas-metragens brasileiros e internacionais, séries de TV, mostras especiais, além de oficinas de cinema de animação e debates. Além disso, o festival conta este ano com uma novidade: a sessão Pequeno Cientista, que provoca discussões com um cientista de verdade e ensina sobre um tema através de um longa-metragem. As crianças assistem ao filme e depois participam de uma experiência supervisionada por especialistas. Esta sessão exibirá o filme ‘Oceanos’ (França, Suíca e Alemanha, 2009).


O FICI proporciona a chance de ver – ou rever – filmes que nem sempre tem a distribuição assegurada por aqui, como ‘O Menino que Queria ser Viking’ (Holanda, 2006), ‘O diário do Panda’ (Japão, 2008) e ‘Soul Boy – À Procura da Alma’ (Quênia, Alemanha, 2010).

Com meia-entrada para toda a família e oficinas gratuitas, o evento começa no Rio de Janeiro e Niterói (de 19 a 28 de agosto), segue para Brasília (26 de agosto a 4 de setembro), São Paulo e Campinas (2 a 11 de setembro), Salvador e Aracaju (30 de setembro a 9 de outubro), Recife (12 a 23 de outubro) e Belo Horizonte (21 a 30 de outubro).

Muitas opções na tela

O Programa Internacional traz títulos inéditos de diversos países em versão dublada e faz um pequeno panorama do cinema direcionado às crianças. Os destaques desta edição ficam com o dinamarquês ‘Meu Amigo Storm’ (2009), de Giacomo Campeotto, ‘Poli, o Fusquinha de Polícia’ (Noruega, 2009), de Rasmus A. Sivertsen, e o alemão ‘Os Três Ladrões’ (2007).

Um dos grandes sucessos do FICI, a sessão Dublagem ao vivo recebe nesta edição oito filmes, proporcionando a chance de conhecer o trabalho dos dubladores. Na programação estão longas de diversas localidades, como o estoniano ‘O Menino que Queria ser Viking’ (2006), o dinamarquês ‘O Grande Urso’ (2011), o holandês ‘Sopa de Sapo’ (2009), o indiano ‘Contos Indianos’ (2009) e os japoneses ‘O diário do Panda’ (2008) e ‘As Grandes Aventuras da Abelha Hutch’ (2010).

Para aqueles que acharam que não poderiam mais assistir a alguns longas de sucesso ou querem ter a chance de ver outra vez, o FICI traz uma seleção especial com a animação ‘Animais Unidos Jamais Serão Vencidos’ (Alemanha, 2010), ‘Brasil Animado’, de Mariana Caltabiano, e ‘Enrolados’ (EUA, 2010), exibido na versão convencional (sem 3D).

Curtas, pré-estreia e homenagens internacionais


Ainda entre os destaques da mostra, estão a pré-estreia de ‘Uma Professora Muito Maluquinha’, longa brasileiro inédito em circuito, dirigido por André Alves Pinto e César Rodrigues, e homenagens ao cinema infantil do Japão (‘A Arte do Cinema Japonês para Crianças’) e da Holanda, como parte integrante da programação do Ano da Holanda no Brasil.

A quarta edição do Prêmio Brasil de Cinema Infantil, que exibe curtas-metragens direcionados ao público infantil em mostras competitivas e não-competitivas, contará com 124 filmes concorrentes nesta edição. Com objetivo de estimular a produção de filmes em parceria com o Grupo Labocine, o FICI premiará os melhores curtas de ficção e animação.

Grande produtor de cinema infantil, a Holanda sempre esteve presente nas outras edições com filmes que foram sucesso, o que levou as diretoras do evento, Carla Camurati e Carla Esmeralda, a realizar a homenagem. Já o Japão entrou pela primeira vez na programação, com filmes que tiveram pouca bilheteria por aqui, mas que as diretoras desejam levar ao público brasileiro.

Dentro e fora do cinema

O longa ‘Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar’ (Japão, 2008), por exemplo, teve um público de apenas 20 mil espectadores no Brasil. Agora, ele será o tema de discussão da sessão Pequeno Jornalista, onde crianças vão escrever e debater sobre o filme. É uma forma de ouvir o que as crianças querem ver, para saber qual é a sua percepção do filme, questão que continua sendo debatida nas mesas do terceiro forum Pensar a Infãncia, responsável por debater o mercado e os temas da produção audiovisual para crianças e adolescentes.

Na abertura do forum, um pitching com oito novos projetos brasileiros será o destaque. Um deles será escolhido para participar do próximo BUFF – Financial Forum, na Suécia, por Lisbeth Mathiesen, executiva da instituição. Entre os convidados especiais, também está Gregoire Vigneron, roteirista de ‘O Pequeno Nicolau’ (França, 2010), fenômeno de bilheteria que, através de uma distribuição inovadora, conseguiu se manter em cartaz por mais de um ano. Ele também vem debater a infância como protagonista da narrativa cinematográfica.

As demais mesas vão abordar temas como as políticas públicas para o audiovisual infantil e contarão com profissionais da área, produtores e incentivadores do setor. As diretoras do festival frisam a importância de se discutir a circulação destes conteúdos em uma época cujas crianças já nascem conectadas em múltiplas plataformas tecnológicas, como celulares, tablets e computadores.

Outras presenças vão incrementar as sessões, como a da escritora Talita Rebouças, que comemora a marca de um milhão de livros vendidos para o segmento infanto-juvenil. Ela vem debater o longa ‘Desenrola’, de Rosane Svartman, que integra o programa Novos Jovens, responsável por abordar os conflitos naturais dos pré-adolescentes. ‘Soul Boy – À Procura da Alma’, co-produção entre Quenia e Alemanha, também faz parte da mostra.

 Mais informações e programação em: http://www.festivaldecinemainfantil.com.br/2011/

SESI - Bonecos do mundo - 2011

Acontece neste final de semana, um evento no Aterro do Flamengo, que vai atrair crianças e adultos para o encantado mundo dos bonecos. Existe uma programação variada.
Mais informações em:  http://www.sesibonecos.com.br/2011/evento/programacao_rj

Dica Cultural - CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil - Professor comprovando paga meia.

A trama se passa em Chicago no ano de 1912 e conta a saga da família Garga, que deixa o campo em busca de melhores condições de vida na cidade. Na grande metrópole, o convívio urbano se mostra desumano, brutal e sarcástico. O foco da ação está na luta violenta entre dois homens, que se inicia quando um deles - George Garga - não admite vender sua opinião ao outro, o comerciante de madeira malaio Shlink.

Direção: Aderbal Freire-Filho.

Elenco: Daniel Dantas, Fernanda Boechat, Inez Viana, Joelson Medeiros, Leonardo Netto, Marcelo Olinto, Maria Luisa Mendonça, Milton Filho e Patrick Pessoa.

Duração: 135 minutos.


Informações
Data:De 11 de agosto a 9 de outubroClassificação:

Horário:Quarta a domingo, às 19h
Local:Teatro I | Rua Primeiro de Março, 66 - Centro
Bilheteria:Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefone: (21) 3808-2020
Ingressos:R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Formação Mães Educadoras - EMEI's


Na primeira semana de agosto, a Equipe de Educação Infantil foi contatada para participar da mediação de trocas de experiências com as mães educadoras das EMEIs. 
Foi um momento de trocas de experiência bem interessando, organizado pela Equipe de EJA.
As mães falaram da experiência em trabalhar com as crianças e foram unânimes em afirmar a responsabilidade que o trabalho que elas realizam demanda. Elas citam a confiança que a comunidade deposita nelas. Em outras palavras afirmaram que são os “olhos” da comunidade na escola.

Obrigado a todas as mães educadoras das EMEI's que participaram!!!
 






quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Seminário UFRJ - www.educacao.ufrj.br/ppge/ppge.html

LEPED – LABORATÓRIO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM DIDÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EM PARCERIA COM A COORDENAÇÃO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRJ
CONVIDA
PROFISSIONAIS PEDAGOGOS, ESTUDANTES E PROFESSORES DE CURSOS DE PEDAGOGIA
PARA PARTICIPAREM DO PROJETO DE EXTENSÃO
CONVERSAS COM/SOBRE PEDAGOGOS
3º ENCONTRO
DIA:
11 DE AGOSTO DE 2011
HORÁRIO:
DAS 14H ÀS 17H
LOCAL:
SALÃO PEDRO CALMON DO FÓRUM DE
CIÊNCIA E CULTURA DA UFRJ
TEMA:
“FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS PARA A
EDUCAÇÃO INFANTIL”
Inscrições gratuitas – Período: 25/7-05/08/2011
Através do e-mail
conversascomsobrepedagogos@gmail.com
Será conferido certificado de participação.
Av. Pasteur, 250 fundos - Campus Praia Vermelha - CEP: 22290-240
Rio de Janeiro - RJ - Brasil -

direcao@fe.ufrj.br - Telefax: (21) 2295-3246

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Estão abertas as inscrições para o Curso de Aperfeiçoamento em Produção de Material Didático para a Diversidade.

O curso visa prover conhecimentos que possibilitem os professores e profissionais da educação avaliar materiais didáticos existentes; realizar projetos de produção de recursos didáticos e elaborar estratégias metodológicas para o uso de diferentes materiais didáticos para os temas da diversidade,considerando as características locais e regionais e as especificidades dos educandos e os temas: cidadania, direitos humanos, gênero e relações étnico-raciais.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Festa Julina na EMEI José Vieira de Jesus


               Aconteceu na EMEI José Vieira de Jesus uma linda Festa Julina, contando com a participação da comunidade escolar. Segundo Marta Goudad, CPP da unidade, a equipe  montou várias barracas: de brincadeiras (Pescaria, Boca do palhaço e Bola na lata), Brechó e de comida. 
               Segundo Marta: "Os pais também participaram de várias brincadeiras, dança da cadeira, dança do chapéu, dança com a maçã e a corrida com pneu foi bastante divertido, quem conseguia vencer recebiam uma prenda."
                A festa contou ainda com uma quadrilha muito animada. A EMEI mandou fotos para nosso blog.
               Parabéns equipe e crianças