Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de maio de 2012

OPERAÇÃO SORRISO NO RIO DE JANEIRO DIAS 31/05 E 01/06/12.

Nos dias 31 de maio e 01 de junho, a ONG Operação Sorriso realizará um programa humanitário na cidade do Rio de Janeiro, oferecendo cerca de 100 vagas para cirurgias corretivas gratuitas em crianças portadoras de fissuras labiopalatinas (conhecidas também como lábio leporino, lábio lascado ou goela de lobo).

A seleção dos pacientes será realizada no Centro de Tratamento de Cirurgias Crânio-Maxilo-Facial (CTAC), na Av. Marechal Rondon, 381 e as cirurgias dos pacientes selecionados será feita no Hospital Universitário Pedro Enersto (HUPE) já na semana seguinte.
Para participar não é necessário fazer pré-inscrição, apenas comparecer ao local nos dias indicados levando documentos. Pacientes e mais 1 familiar que residam fora do município podem solicitar no dia por hospedagem gratuita. A ONG oferece também transporte até o hospital e alimentação sem custo. “A preocupação da Operação Sorriso no mundo inteiro está em realizar um programa humanitário com qualidade. Vamos receber pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas. Para isso, montamos uma grande estrutura de recepção aos pacientes e seus familiares, onde contamos com a Marinha do Brasil no apoio à logística e alojamento”, explica Clóvis Brito, diretor executivo da OSB.

Ao todo, cerca de 70 voluntários do mundo inteiro estarão envolvidos na missão do Rio. Os profissionais pertencem a diferentes especialidades como cirurgia plástica, enfermagem, anestesia, psicologia, ortodontia, fonoaudiologia, pediatria etc. “A ideia é operar e capacitar centros locais. As crianças que não forem atendidas serão encaminhadas para o serviço local, atingindo a população com resultados mais permanentes”, enfatiza Luciana Glaser, coordenadora Nacional de Programas da OSB.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vygotsky e o papel das interações sociais na sala de aula: reconhecer e desvendar o mundo

João Carlos Martins


A psicologia sócio-histórica, que tem como base a teoria de Vygotsky, concebe o desenvolvimento humano a partir das relações sociais que a pessoa estabelece no decorrer da vida. Nesse referencial, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de interações que vão se dando nos diversos contextos sociais.
A sala de aula deve ser considerada um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento e o professor um articulador na construção do saber. Tendo como base tais pressupostos teóricos, esse texto sistematiza alguns pontos da teoria com a possibilidade de trabalho do professor junto a seus alunos.
"A psicologia sócio-histórica traz em seu bojo a concepção de que todo Homem se constitui como ser humano pelas relações que estabelece com os outros. Desde o nosso nascimento somos socialmente dependentes dos outros e entramos em um processo histórico que, de um lado, nos oferece os dados sobre o mundo e visões sobre ele e, de outro lado, permite a construção de uma visão pessoal sobre este mesmo mundo."

"O ponto de partida desta nossa reflexão encontra-se no grande valor que a teoria vygotskyana dá ao processo de interação e, em nosso caso específico, como educadores, às intervenções pedagógicas e ao ensino na construção do conhecimento."

"Quando nos referimos ao valor das interações em sala de aula, é importante pensarmos que este referencial não compactua com a ideia de classes socialmente homogêneas, onde uma determinada classe social organiza o sistema educacional de forma a reproduzir seu domínio social e sua visão de mundo. Também não aceitamos a idéia de sala de aula arrumada, onde todos devem ouvir uma só pessoa transmitindo informações que são acumuladas nos cadernos dos alunos de forma a reproduzir em determinado saber eleito como importante e fundamental para a vida de todos."

"Quando imaginamos uma sala de aula em um processo interativo, estamos acreditando que todos terão possibilidade de falar, levantar suas hipóteses e nas negociações, chegar a conclusões que ajudem o aluno a se perceber parte de um processo dinâmico de construção."
Publicação: Série Idéias n. 28. São Paulo: FDE, 1997

Mesa Redonda na PUC Rio

Mesa Redonda:

Polícia (armada!) na escola?

Convidados: Senjamin Molgnard (Observatório Internacional de Violência Escolar)

  Emiliano Brunet (Ministério Público)

Mônica Peregrino (UERJ)


Data: 28/05/2012 - 2ª feira -  15 h - Sala da Pastoral

Conferência na PUC

Conferência: Retratos sociológicos de estudantes universitários: narrativas e percursos.

Convidado: João Lopes (Universidade do Porto)



Data: 28/05/2012 - 2ª feira - 14 h - Sala L428

Evento na PUC Rio

Mesa Redonda:

Escola, família e o mundo dos alunos.

Convidados: Cynthia de Carvalho (PUC)

Fátima Alves (PUC)

Manuel Palácios (UFJF)

Marcelo Burgos (PUC)

Ralph Bannell (PUC)


Data: 25/05/2012 - 6ª feira - 14 h -  Sala F300

Semana de Ação Mundial - Creche UFF


Convite             
Em virtude da 10ª Semana de Ação Mundial - SAM, iniciativa da Campanha Global pela Educação, que tem como tema em 2012 “Educação infantil de qualidade - Direito da criança, dever do Estado, justiça social”, a Creche UFF promoverá um debate público com os profissionais de educação infantil.


Tema: Com a palavra, os profissionais da educação!

Local: Auditório da Escola de Serviço Social - 4º andar - sala 405, Bloco E - Campus da Universidade Federal Fluminense – Gragoatá - Niterói.

Data e horário: 25/05/2012 - sexta-feira, das 9 às 11 horas.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Notícias da Educação Infantil na Escola Municipal Monteiro Lobato

Romero Britto passou pelas turmas de Infantil 5 e deixou muitas cores, formatos e criatividade.  E o resultado foi um lindo mural de identidade, onde recordamos nosso tempo de bebê. Quem puder passe no bloco A pra conferir de perto o lindo trabalho de nossas turminhas que foi baseado na obra do artista!



quinta-feira, 10 de maio de 2012

Notícias da EMEI José Vieira de Jesus

Está disponível  na internet o NOSSO SITE, nele você pode acompanhar o trabalho realizado na EMEI junto com as crianças.

Ficaremos felizes com a sua visita!

Confira o endereço abaixo:

http://emeijosevieiradejesus.blogspot.com.br/

I CURTA CLA/UFRJ


Caros senhores:
                                                                                                      
O CENTRO DE LETRAS E ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO têm a honra e o prazer de convidá-los para participarem do I CURTA CLA/UFRJ que acontecerá nos dias 12 e 13 de junho, das 9h às 16h, no Auditório Samira Mesquita, Av. Trompowski, s/n, Prédio da Reitoria, andar térreo, Cidade Universitária da Ilha do Fundão.

O projeto CURTA CLA/UFRJ – o uso da linguagem cinematográfica na educação, em continuidade à política de inclusão social do CLA-Centro de Letras e Artes vem oferecer gratuitamente às unidades da UFRJ e demais instituições de ensino superior, a oportunidade de exibição de um conjunto de filmes e discussões em torno de diferentes categorias e gêneros, como forma de apoio à prática pedagógica.

Com esse recurso, pretendemos facilitar o acesso dos alunos a produções cinematográficas que contribuam para a sua formação crítico reflexiva, a ampliação do seu repertório cultural, o desenvolvimento da sua competência leitora e o diálogo entre o currículo acadêmico e as questões socioculturais mais amplas.

O papel da Universidade Pública na contemporaneidade é estar presente enquanto efetiva e importante ferramenta que venha oferecer aos alunos oportunidades de conhecer/compreender por meio de uma das principais linguagens da atualidade: a linguagem cinematográfica. Seu uso, como prática educativa, que venha facilitar significativamente o diálogo entre os conteúdos curriculares e os conhecimentos mais gerais.

Na Mesa de Abertura estarão presentes a Profrª. Drª. Flora De Paoli Faria (Decana do CLA/UFRJ), a Profrª. Drª. Cristina Tranjan (Vice-Decana do CLA/UFRJ), o Sr. Marcelo Murta Veloso (Chefe de Representação do MINC no RJ) e a Sra. Julia Levy (Superintendente de Audiovisual da Secretaria de Cultura do Estado do RJ).

Irão palestrar profissionais renomados do mercado audiovisual, entre eles, Jorge Espirito Santo (Cineasta, Roteirista e Diretor do Programa Mais Você - TV Globo), Marcelo França Mendes (Presidente do Grupo Estação e da Distribuidora de Filmes Estação), Júlio Worcman (Diretor Geral do Porta Curtas Petrobras), Jayme Periard (Ator e Diretor Teatral), Daniel Nolasco (Autor do Site Tecnologia e Cinema), Prof. Dr. Luiz Augusto Coimbra de Resende (NUTES/UFRJ), Profrª. Drª. Maria Inês Galvão (EEFD/UFRJ), entre outros.

A certificação será conferida ao público participante dos dois dias e será necessária uma pré-inscrição através do e-mail: produtor.cult@gmail.com e após a confirmação da equipe organizadora será enviada a programação completa.  

Agradecemos pela prestigiosa atenção e despedimos na certeza da sua importante participação.


Ps.: Lista de palestrantes sujeita a alteração!

Equipe de Produção da Coordenação de Extensão do CLA
                                                            

Curta-nos!