Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de março de 2010

EMEI São Benedito: Projeto IDENTIDADE

A EMEI São Benedito está trabalhando com as crianças, neste semestre, o projeto Identidade.

"A Escola tem um papel de fundamental na construção da identidade autônoma de cada criança que passa por seus bancos escolares, principalmente nas EMEIS, que atendem crianças de dois anos à cinco anos e onze meses, que estão mais disponíveis ao aprendizado, ao novo e disposto a explorar o mundo a sua volta. Sendo assim a construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social.
A escola de educação infantil é um universo social diferente da família e não deve ser substituído pelo seu lar.
A EMEI deve ser um ambiente farto de interações, que acolha as particularidades de cada individuo, que promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as ,ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva,favorecendo a construção da identidade,bem como de uma auto-estima positiva."





Equeipe EMEI São Benedito:

Diretora: Tânia Maria
CPP: Renata
Corpo Docente: Adélia; Flávia; Grece; Fabiana; Marceli e Ivonice
A.D.I: Deise e Simone

quarta-feira, 24 de março de 2010

Dia do Circo na EMEI Rodrigo

A EMEI Rodrigo comemorou o dia do circo na escola com muita alegria! Pintura, leitura e brincadeiras fizeram parte do dia da garotada!

Olha como eles ficaram lindos pintados como palhacinhos!



Contando e ouvindo história...


Lindo!!!


Fofo!


Parabéns à EMEI Rodrigo!

terça-feira, 16 de março de 2010

V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: DEVIR-CRIANÇA DA FILOSOFIA: INFÂNCIA DA EDUCAÇÃO

08, 09 E 10 DE SETEMBRO DE 2010
UERJ. RIO DE JANEIRO, RJ

http://www.filoeduc.org/infancia/

TEMAS:
01. Infância, arte e educação
02. Outras infâncias - devir-criança
03. Ensino de filosofia e infância
04- Devires do aprender e do ensinar
05. Infância: política? História? Geografia?

CHAMADA DE TRABALHOS:

DATA LIMITE: 12 DE ABRIL DE 2010

As propostas para apresentação de trabalhos podem ser de dois tipos:
- comunicação – apresentação de pesquisa relacionada a um dos Temas e debate
(30 minutos);
- oficina – atividade prática ou apresentação de experiências relacionadas a
um dos Temas e debate (60 minutos).

Nos dois casos, as propostas devem incluir título, nome(s) do(s) autor(es), instituição de origem, e-mail para contato, resumo ampliado (entre 500 e 700 palavras) e um dos temas do evento. Cada proponente só pode apresentar um trabalho e ele pode conter até 03 autores. O envio das propostas deve ser feito por correio eletrônico, para o endereço infancia@filoeduc.org, em arquivo anexo tipo .doc ou .rtf, até o dia 12 de abril. O nome do arquivo deve conter: o nome do(a) autor(a); a inicial do sobrenome do(a) autor(a); as expressões “Ofic”,para Oficina e “Comu” para Comunicação.

Exemplo: “BeatrizOComu.doc” A resposta às propostas será dada até o dia 12 de junho.

O Comitê Acadêmico do Colóquio selecionará até 105 trabalhos entre comunicações e oficinas. O texto completo das propostas aceitas deve ser encaminhado ao Comitê até o dia 12 de agosto para publicação nos Anais em CD-Ro m do Colóquio.

2º EQ do Proinfantil Nova Iguaçu

Neste último sábado (13) tivemos nosso segundo encontro quinzenal deste semestre com os professores cursistas de Nova Iguaçu. Neste módulo, além das atividades de rotina, estamos preparando nossos Projetos de Estudos, e finalmete todos já definiram seus temas e agora nosso trabalho já caminha com outro gás!

A dinâmica do dia teve como objetivo reconhecer a importância do trabalho em equipe na construção de um "castelo". Cada grupo fez sua parte, dando seu melhor, e no final, ao compartilharmos todas as ideias formamos um belíssimo castelo!


Jardim...


Muros...


Telhado...

Juntando as partes...


Dona Marlene saindo do castelo!!!!


Tutoras: Isabele, Isabela e Daniela. Parece até trio sertanejo! hahaha!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Congresso de Educação Infantil e Séries Iniciais


Este congresso acontecerá entre os dias 16 e 18 de Abril, em Guarapari - ES. Totalmente voltado para a Educação Infantil, o evento contará com palestrantes renomados abordando temas como "A Arte da música na Eduação", "Linguagem Oral e Escrita com Crianças de 0 a 6 anos", "Fracasso Escolar", "O Brincar e a Brincadeira na Escola", "Educação Matemática" e muito mais! Além disso haverá oficinas e uma programação cultural bem interessante!

Investimento:
Março: R$225,00 ou Abril: R$230,00. Esses valores não incluem hospedagem e transporte.

Para quem puder fazer esse investimento, vale super a pena!

Mais informações no site http://www.maxima.art.br/

JORNADA Educação século XXI


Entre os dias 22 e 31 de março acontecerá a Jornada de Educação do século XXI. Um evento GRATUITO, que contará com excelentes palestras e oficinas com os grandes nomes do cenário educacional e cultural, tais como Bia Bedran, Ferreira Gullar, Francisco Gregório Filho, Lúcia Fidalgo, Daniel Azulay e muitos outros!
Essa jornada é destinada a todos os profissionais e interessados em educação e arte. Não percam essa oportunidade de crescimento pessoal e profissional!

Os interessados podem se inscrever no site http://www.aguagrande.com

Corram que as vagas para as oficinas são limitadas!

Exposição na EMEI Jesus Bom Pastor


É com muito prazer que divulgamos esta programação super interessante que ocorrerá no mês de Abril na EMEI Jesus Bom Pastor!

A exposição contará com Acervo cedido pelo Museu do Índio da Cidade do Rio de Janeiro: Painéis em tecido, imagens fotográficas, coleções etnográficas de objetos utilitários, adornos, e muito mais!

Não perca! Essa é mais uma possibilidade de conhecermos um pouco mais da cultura brasileira!

Exposições

Maruá na Aldeia do Macaco Pendurado
07 de Abril de 2010 - 10h às 11h / 15h às 16h


Exposição de Acervo Etnográfico

14 de Abril - 10h às 11h / 15h às 16h

Público Alvo: Alunos da Educação Infantil, Familiares e Comunidade.

Endereço da EMEI Jesus Bom Pastor: Rua Gilda, nº353, Jardim da Viga - Nova Iguaçu - RJ
Diretora: Nilza Contreiras

Seguem as fotos desse evento, que foi um sucesso...



segunda-feira, 8 de março de 2010

Visita à E.M. Compactor


Atendendo ao pedido da Equipe Escolar da Escola Municipal Compactor, que a partir deste ano passa a atender apenas à Educação Infantil, no dia 09 de Fevereiro de 2010 estivemos na unidade para refletir junto à Equipe o planejamento deste ano.
Levamos à Equipe a proposta da Rede Municipal (Palavra, Corpo e Território), bem como as diretrizes da Educação Infantil e a proposta de nossa equipe para a condução das atividades neste segmento (Espaço Rodízio).
Dentro das propostas apresentadas, foi entregue um material de apoio para a equipe analisar e tirar suas possíveis dúvidas.
Fomos recebidas com muito carinho pela equipe, que se mostrou aberta a novas experiências e possibilidades no fazer pedagógico. Nosso principal foco foi na reestruturação do espaço da unidade, aproveitando sua infra-estrutura e a proposta de um novo olhar e fazer na Educação Infantil.

Saímos da unidade satisfeitas, com a sensação de dever cumprido!

sexta-feira, 5 de março de 2010

PROINFANTIL


O Proinfantil é um curso de formação de professores (em nível médio) destinado aos profissionais de Educação Infantil que atuam em creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não, e que não possuem formação adequada.
Trata-se de um curso na modalidade semi-presencial, com dois anos de duração. O curso tem a metodologia de apoio à aprendizagem em um sistema de comunicação que permite ao professor cursista obter informações, socializar seus conhecimentos, compartilhar e esclarecer suas dúvidas, recebendo assim uma formação consistente.
O município de Nova Iguaçu recebeu o Proinfantil no segundo semestre de 2009, e nossa turma está hoje no Módulo II, com previsão de formatura para Julho de 2010. Consideramos que este foi um grande ganho para a educação infantil, uma vez que visa a formação contianuada dos profissionais de Educação Infantil. Nossa turma está linda e muito entusiasmada com essa nova possibilidade!

1º Encontro Quinzenal do Proinfantil - Módulo II

Esta é a turma mais ESPECIAL do Proinfantil, reunida no sábado do dia 27/02/2010.