Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de março de 2011

Período de Inserção nas EMEIs

Sabemos que o início da vida escolar das crianças pequenas gera alguns sentimentos conflitantes tanto nas crianças quanto nas famílias destas, pois trata-se de um momento de afastamento delicado, no qual o estranhamento diante da nova realidade é comum. Para minimizar tais sentimentos, a escola precisa demonstrar sensibilidade e flexibilidade com as crianças que estão chegando, bem como suas famílias, tornando esta experiência de separação tranquila e não traumatizante. 

Desta forma propomos um período de inserção acolhedor e promotor do desenvolvimento para todos, acreditando que este é um momento de transição frágil e ao mesmo tempo complexo.

As EMEIs de Nova Iguaçu exploraram esse período com muita brincadeira e afeto, preparando um espaço aconchegante, alegre e bonito para receber os pequenos. 

A EMEI Nízia preparou uma semana de muitas brincadeiras e arte. Teve até piscina para a criançada aliviar o calor!






Além disso, a equipe escolar botou a mão na massa e pintaram toda a EMEI! Vejam como ficou bonita!


 
CPP Rosângela pintando o 7! rsrsrs...

A EMEI Rodrigo também enviou fotos da semana. Pelo visto, as oficinas da formação foram utilizadas. Olhem a professora fazendo a brincadeira do lençol com as crianças!




As carinhas felizes valem por tudo!


 Aqui também teve pintura coletiva! As salas ficaram lindas!


 
Outras EMEIs não mandaram fotos, mas enviaram relatos através do Relatório Quinzenal.

"As professoras desenvolveram atividades de brincadeiras de roda, danças, bola, contação de histórias, desenhos, pinturas e brincadeiras livres... tudo para que a inserção do aluno aconteça da maneira mais prazerosa possível."
CPP Aline - EMEI OLga 

"Ao iniciarmos a semana procuramos familiarizar as crianças e pais com o ambiente escolar e sua rotina"
CPP Raquel - EMEI Jardim Europa

"No período de adaptação dos alunos, houve choro por parte de alguns e muita alegria por parte de outros, ansiosos pelas novidades. Apenas dois alunos necessitaram da presença da presença do responsável na primeira semana e, apesar de continuarem chorando, alguns dias depois estavam bastante adaptados."
CPP Leandro - EMEI Casa da Criança Getulio Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário