Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

2º Espaço Falantil 2011

Realizamos no dia 23 de maio de 2011 nosso 2º Espaço Falantil deste ano. No encontro com as CPPs e professoras das EMEIs e creches conveniadas trocamos experiências de registros nas instituições. Cada  pessoa teve oportunidade de apresentar seus diários de campo, livros da vida e portfólios, bem como discutir os ganhos que essas práticas tem tido nas unidades.




O encontro foi um momento de muita troca de ideias e reflexões sobre a importância dos registros das crianças e professores. O registro se constitui como uma fonte importante de observação e avaliação do desenvolvimento das crianças e da própria prática do professor, além de ser ele que vai dar visibilidade ao trabalho na Educação Infantil.


“Não fomos educados para olhar pensando o mundo, a realidade, nós mesmos. Nosso olhar cristalizado nos estereótipos produziu em nós paralisia, fatalismo, cegueira.
Para romper esse modelo, a observação é a ferramenta básica neste aprendizado da construção do olhar sensível e pensante.
Olhar que envolve atenção e presença. Atenção que envolve sintonia consigo mesmo e com o grupo. Concentração do olhar que inclui escuta de silêncios e ruídos na comunicação.
O ver e o escutar fazem parte do processo da construção desse olhar. Em geral, não ouvimos o que o outro fala; mas sim o que gostaríamos de ouvir.
O mesmo acontece em relação ao nosso olhar estereotipado, querendo ver só o que nos agrada, o que sabemos, também reproduzindo um olhar de monólogo.
Ver e ouvir demandam implicação, entrega ao outro. A ação de olhar e escutar é um sair de si para ver o outro e a realidade segundo seus próprios pontos de vista, segundo sua história.
Neste sentido a ação de olhar é um ato de estudar a si próprio, a realidade, o grupo à luz da teoria que nos inspira.
Este aprendizado de olhar estudioso, curioso, questionador envolve ações do pensar: o classificar, o selecionar, o ordenar, o comparar, o resumir, para assim poder interpretar os significados lidos. Neste sentido o olhar e a escuta envolvem uma ação altamente movimentada, reflexiva, estudiosa."
 Madalena Freire
FREIRE, Madalena. Observação, Registro, Reflexão. Série Seminários Espaço Pedagógico. São Paulo - 1996.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário