Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Encontro das Memórias e Narrativas Docentes 2011

 
Encontro Memórias e
Narrativas Docentes 2011

Ver e ouvir na escolar: um desafio?
O Encontro Memórias e Narrativas Docentes acontece desde 2006 e tem como objetivo valorizar e ouvir os professores da Educação Básica falando sobre as artes de fazer no cotidiano das escolas e das redes públicas no Estado do Rio de Janeiro.
Podem apresentar trabalho docentes da Educação Básica das redes públicas e estudantes de pos graduação que estejam dialogando com o cotidiano escolar destas redes.
Este ano o encontro vai acontecer em uma quarta-feira do mês de Setembro e estamos, desde já, divulgando os caminhos para que os docentes organizem seus trabalhos para apresentação.
A inscrição para participar é gratuita e será feita no dia do encontro.
A inscrição de trabalho deve ser encaminhada em Arquivo word, fonte times new roman 12, espaço 1,5 com os seguintes dados, até o dia 08 de setembro de 2011 para o e-mail uff.memoriadocente@gmail.com:
Título do trabalho em negrito;
Nome dos autores com telefone e e-mail para contato;
Escola/local da ação.
Temática/área de conhecimento:
Objetivos:
Faixa etária dos estudantes:
Horário de apresentação:
(  ) de 10 às 12 h; (  ) de 16:30 às 18 h; (  ) de 19 às 20:30h.
Material necessário: (    ) tv;   (    ) vídeo;  (    ) data show;  
(   )computador;  (     ) outro _____________________________

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Curso Mídia e Educação - Niterói


Universidade Federal Fluminense
Pré-Reitoria de Extensão
Instituto de Arte e Comunicação Social – IACS

Curso: Mídia e Educação: o audiovisual em sala de aula
2° Semestre de 2011

O curso destina-se a docentes (prioritariamente da rede pública) e estudantes de licenciatura de qualquer instituição e nível de ensino

O curso é gratuito

Professora: Cláudia Regina Ribeiro

Período: de 10 de agosto a 14 de dezembro
Dia da semana: 4º feira
Horário: 18h às 22h.
Vagas: 25 (por ordem de inscrição)

Inscrições: O/a candidato/a deverá enviar um email para  midiaeduca@vm.uff.br  informando o nome completo e a escola onde leciona.

Local: Instituto de Arte e Comunicação Social – IACS
R: Lara Vilela, 126 - São Domingos- Niterói (perto do Clube Português)
Sala B105 (térreo, ao lado da xerox)


Resumo:
O curso teórico e prático de Formação Continuada para educadores/as articula-se em torno das discussões sobre a estreita relação entre Mídia e Educação,  ainda pouco tratada nos cursos de formação docente. São produzidos dois vídeos por semestre tomando como metodologia o vídeo-processo, que pressupõe a produção videográfica como uma ferramenta pedagógica. Uma metodologia que estimula a pesquisa, a discussão, a sociabilidade, a criatividade e ajuda a desmistificar as mídias audiovisuais, colaborando para a formação de telespectadores/as mais críticos/as. Carga horária de 70 horas.


OPERAÇÃO SORRISO

www.operacaosorriso.org.br
De 08 a 16 de agosto, a ONG Operação Sorriso do Brasil (OSB) realizará cerca de 120 cirurgias corretivas gratuitas em crianças portadoras de fissuras lábio palatinas (conhecidas também como lábio lascado ou goela de lobo), no Rio de Janeiro.
 A triagem acontecerá nos dias 08 e 09 de agosto, no CTAC-RJ- Centro de Anomalias Craniofaciais (Av. Marechal Rondon, 381, São Francisco Xavier) e as cirurgias serão realizadas entre os dias 11 e 16 de agosto, no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Boulevard 28 de Setembro, 77, Vila Isabel). Não é necessário fazer pré-inscrição para pleitear a cirurgia, apenas comparecer ao hospital nos dias indicados. Pacientes que residem fora do município, ao se apresentarem na triagem, receberão hospedagem para ele e mais um familiar, transporte e alimentação sem custo. O programa também fará o tratamento pós-operatório dos pacientes operados em 2009.

Parecer CNE/CEB sobre funcionamento de creches noturnas

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO  **  CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

INTERESSADO: Secretaria Municipal de Educação de São José do Rio Preto/Conselho Municipal de Educação UF:SP
ASSUNTO: Consulta sobre a criação de creche noturna como escola
RELATOR: Neroaldo Pontes de Azevedo
PROCESSO Nº: 23001.000186/2004-24
PARECER Nº: CEB 35/2004
COLEGIADO: CEB
APROVADO EM: 11/11/2004


I – RELATÓRIO
A Conselheira Roseli Maria Ricardo Bernardes, membro da Câmara de Educação Infantil do Conselho Municipal de Educação de São José do Rio Preto, São Paulo, faz consulta à Câmara de Educação Básica do CNE sobre creche noturna, criada pela Câmara Municipal daquele município. Informa a Conselheira que está elaborando parecer sobre a caracterização de creche noturna como escola e sobre a possibilidade de uso de verba e recursos da área da educação para essa finalidade.
A Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabeleceu as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, consignou um avanço no que diz respeito ao atendimento a crianças em creche. Com efeito, a Educação Infantil é definida como a “primeira etapa da Educação Básica”, e “tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

O Plano Nacional de Educação consolida a concepção de Educação Infantil como “cuidado” e “educação”, “principalmente quando os pais trabalham fora de casa”.

Registre-se que as diretrizes curriculares nacionais emanadas do Conselho Nacional de Educação apontam que as creches deverão adotar objetivos educacionais.

Também é preciso observar que os diversos dispositivos legais não falam de horário para o atendimento em creche. Preconizam, em função das necessidades mais evidentes, o atendimento em tempo integral. Isto significa o tempo compreendido pelo trabalho e deslocamento dos pais ou responsável. As crianças, portanto, não deverão ficar na creche também no período diurno, para que fique assegurada a convivência com os pais.

Observando a lei que criou o atendimento em creche noturna, no município de São José do Rio Preto, é importante ressaltar a vinculação entre o atendimento à criança em creche noturna e a comprovação do trabalho, no mesmo horário, de ambos os pais ou do responsável.

II – VOTO DO RELATOR
Criada por lei da Câmara Municipal de São José do Rio Preto, SP, e assim caracterizada como estabelecimento de Educação Infantil, a creche noturna pode, em conseqüência, utilizar os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino.

Respeitando-se a autonomia do sistema municipal de ensino, este tema deve ser regulamentado no âmbito do próprio município, compreendendo-se as considerações aqui expostas apenas como um indicativo para a discussão a se estabelecer no âmbito do Conselho Municipal de Educação.

Brasília (DF), 11 de novembro de 2004.
Conselheiro Neroaldo Pontes de Azevedo – Relator

III – DECISÃO DA CÂMARA

A Câmara de Educação Básica aprova por unanimidade o voto do Relator.
Sala das Sessões, em 11 de novembro de 2004
Conselheiro César Callegari – Presidente
Conselheira Clélia Brandão Alvarenga Craveiro – Vice-Presidente

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto Era uma vez

    "Trabalhar esse projeto com as turmas foi muito divertido as crianças tinham um grande interesse nas historias e entraram totalmente nesse mundo mágico cheios de personagens interessantes. Em cada historia as professoras faziam surpresas para as crianças levarem para casa. A turma do infantil 4 levaram dedoches dos personagens “Chapeuzinho vermelho”, fizeram uma maquete da floresta com chapeuzinho Vermelho e o Lobo mau. Na história “Joãozinho e Maria” também foram feito dedoches dos personagens e uma casa coberta de doces que no final as crianças devoraram. Na historia da “Dona Baratinha”as crianças pintaram uma caixinha e nela colocaram um dinheirinho de papel e as meninas com um lindo laço de fita igual à Dona Baratinha. A última historia foi o máximo as crianças adoraram “Bruxa, Bruxa venha a minha festa” foram
confeccionados móbiles com os personagens e fantoches. Foi muito prazeroso trabalhar este projeto todos ficaram muito envolvidos. Finalizamos o projeto Era uma Vez, com uma festa em que a convidada principal foi a Bruxa as crianças amaram e curtiram muito elas estavam eufóricas com a chegada de nossa
grande convidada".




Marta Campos Goudad
Coordenadora Política Pedagógica