DEFESA DE TESE
|
Secretaria de Ensino da
Pós-Graduação
|
||||
|
|||||
Doutorando(a):
|
Data da defesa:
|
Horário:
|
Local:
|
||
ANA PATRÍCIA DA SILVA
|
sexta-feira
|
13/07/2012
|
09:00
h
|
Sala
de Vídeo- 220
|
|
|
|||||
Título
da Tese:
|
|||||
Corpo,Inclusão/Exclusão
e Formação de Professores
|
|||||
|
|||||
Banca
Examinadora:
|
Instituição de origem:
|
||||
Mônica Pereira dos Santos (orientador)
|
UFRJ
|
||||
Ana Canen
|
UFRJ
|
||||
Maria Vitória Campos Mamede
Maia
|
UFRJ
|
||||
Mary Rangel
|
UERJ
|
||||
Kátia Regina Xavier da Silva
|
ABEU
|
||||
José Jairo Vieira- Suplente
|
UFRJ
|
||||
Cristina Nacif Alves-
Suplente
|
ABEU
|
||||
|
|||||
Resumo
da Tese:
|
|||||
A presente tese
parte do pressuposto que um processo efetivo de aprendizagem deveria
contemplar o corpo como instrumento didático pedagógico. A mesma teve como
objetivo investigar as possíveis relações entre a formação docente e o uso do
corpo como instrumento didático pedagógico no que tange aos processos
dialéticos de inclusão/exclusão. Para tal busquei refletir a formação de
professores no tocante as suas facetas identitárias imbricadas pelos
processos de inclusão em educação. Metodologicamente a pesquisa quali-quanti
aqui apresentada ancorou-se na perspectiva dos estudos culturais,
apresentando no que tange a abordagem do problema um estudo de caráter
exploratório. Os dados analisados apontam para o deslizamento do eu e para a
mobilidade identitária, categorias estas que perpassam todos os dados.
Em suma a relação dos discentes e docentes com o seu corpo como possibilidade
pedagógica de trabalho no processo de ensino aprendizagem, se mostrou
possível, mas ainda pouco explorada.
|
|||||
Palavras-Chave:
|
|||||
Inclusão em educação, formação de professores, dialética da
inclusão/exclusão, corpo e identidade.
|
|||||
Secretaria do PPGE
Programa de Pós-Graduação em Educação
Mestrado e Doutorado
Campus Praia Vermelha
Av. Pasteur, 250 - fundos - sala: 234 - Urca
CEP: 22295-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário