O primeiro encontro do Espaço Falantil 2010 aconteceu em 27 de abril, e promoveu mais um momento de integração entre a Equipe Pedagógica da Semed e os Coordenadores e Professores das Escolas de Educação Infantil da rede municipal. O tema desenvolvido foi "A brincadeira como estratégia de aprendizagem na Educação Infantil" e o resultado foi um dia de ricas vivências.
Nesse encontro tivemos a oportunidade de trocar experiências, levantar novas ideias e possibilidades de ação, além de refletir sobre a nossa prática enquanto educadores.
Os Professores e Coordenadores presentes contribuiram em grande estilo para o estudo do tema proposto, e principalmente, trouxeram brilho e energia para o Espaço Falantil.
"Soubéssemos nós adultos preservar o brilho e o frescor da brincadeira infantil, teríamos uma humanidade plena de amor e fraternidade. Resta-nos, então, aprender com as crianças." (Monique Deheinzelin).
“Brincando a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua e cria. O brinquedo e a brincadeira traduzem o mundo para a realidade infantil, possibilitando a criança a desenvolver a sua inteligência, sua sensibilidade, habilidades e criatividade, além de aprender a socializar-se com outras crianças e com os adultos.”
"Educar não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, aquele caminho que o professor considera o mais correto, mas é ajudar a pessoa a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade. É aceitar-se como pessoa e saber aceitar os outros. É oferecer várias ferramentas para que a pessoa possa escolher entre muitos caminhos, aquele que for compatível com seus valores, sua visão de mundo e com as circunstâncias adversas que cada um irá encontrar. Educar é preparar para a vida". (KAMI)
Nenhum comentário:
Postar um comentário