Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Notícias da EMEI Casa da Criança Miguel Couto

A EMEI Casa da Criança Miguel Couto realizou atividades com a temática referente ao Meio Ambiente. Foi realizada uma encenação dando ênfase ao problema do lixo, um fator muito próximo da realidade dos pequeninos.




A encenação dentro do ônibus

EMEI Jose Vieira de Jesus

Atividades de rotina...

As EMEIs são espaços fundamentais para o desenvolvimento infantil:
pessoal, cognitivo e motor.
Dispomos de um quintal em nossa EMEI e realizamos várias atividades neste espaço.
Na atividade a seguir, os grupos Infantil 2 e 3, cantando a música do trenzinho, trabalharam lateralidade, equilíbrio e rítmo melódico.


Professoras Diana e Susana com as crianças.


terça-feira, 26 de junho de 2012

Curso de especialização UFRJ e UNIRIO

Incrição para Curso de Especialização em Educação Infantil - UFRJ e UNIRIO

Dados para a inscrição: O curso inicia em agosto de 2012 e finaliza em fevereiro de 2014. O curso é totalmente PRESENCIAL, com carga horária de 360 horas. O curso é destinado SOMENTE a professores (temporários ou efetivos) da REDE PÚBLICA que são formados em PEDAGOGIA ou NORMAL SUPERIOR e trabalham com turmas de EDUCAÇÃO INFANTIL. O curso será realizado: na UFRJ às 3ª e 5ª, à noite, e na UNIRIO aos sábados manhã e tarde. Nº de vagas: 40 vagas em cada Universidade.
 
Link: https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dHdJcW1HLWZtdGRPNFFqWmZTS1E1bHc6MQ#gid=0

Fórum Permanente de Educação Infantil

Convite para o fórum de julho de 2012


C O N V I T E




            O Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro – FPEI/RJ, constituído em setembro de 1996, é uma estratégia de trabalho pautada na articulação de instituições públicas, organizações não-governamentais, professores, estudantes, pesquisadores, sindicalistas e educadores em geral preocupados em discutir e incidir na política de educação do nosso País, em especial nas questões pertinentes à Educação Infantil.
O Colegiado do FPEI/RJ, cumprindo seus compromissos de debater questões relacionadas às políticas de educação infantil do nosso estado, convida para sua assembleia a ser realizada no dia 03 de julho de 2012, às 14h, no Auditório do Sinpro-Rio, Rua Pedro Lessa, 35 - 2º. andar, Cinelândia, Rio de Janeiro (próximo ao metrô).
      
            Na ocasião abordaremos os seguintes temas:
  “O Programa Brasil Carinhoso e o acesso das crianças de 0 a 3 anos na Educação Infantil” (Rita Coelho – Coordenadora Geral de Educação Infantil do MEC – Coedi/MEC)
  “Implicações do ProInfantil na política de Educação Infantil no estado do Rio de Janeiro” (Prof. Dra. Patrícia Corsino – UFRJ)
  [Mediação: Prof. Dra. Maria Fernanda Resende Nunes]
  Informes:
- Participação do FPEI/RJ na Cúpula dos Povos (a partir da filmagem do encontro), 15/06/2012.
- Encontro do Mieib Região Sudeste: 14 e 15/06/2012 (Belo Horizonte).
- Entre outros.
                                                                                  Aguardamos a presença de todos!
                                                                                  Rio de Janeiro, 14 de junho de 2012.
                                                                    Coordenação Colegiada do Fórum/RJ

sexta-feira, 22 de junho de 2012

EMEI NOVA ERA NO CINEMA.


Na primeira quinzena de junho, as crianças da EMEI Nova Era foram pela primeira vez a uma sessão de cinema. Eles assistiram ao filme "Rio" através do Projeto Cine Tela Brasil, uma parceria da Prefeitura com a CCR Nova Dutra.







quinta-feira, 21 de junho de 2012

Reconhecimento do trabalho da Profª Cris Rocha

Consciência começa cedo em escolas fluminenses

A professora Cristiane sempre se interessou pelo reaproveitamento de materiais

O reaproveitamento de materiais sempre foi tema de interesse para a professora Cristiane Rocha. “Trabalhando em escola pública, procuro a melhor maneira de reaproveitar os materiais disponíveis”, diz a professora, que neste semestre conclui o curso de licenciatura em pedagogia. Há dez anos no magistério, ela leciona na Escola Municipal Deputado Pedro Fernandes, no Rio de Janeiro, capital, e na Escola Municipal de Educação Infantil Ambaí, no município fluminense de Nova Iguaçu.
Na sala de aula, o assunto surge durante conversa informal com os alunos. Como trabalha com educação infantil, Cristiane usa a construção de brinquedos como elemento de motivação. Por meio de fotos e figuras, ela mostra às crianças o que é possível fazer com o lixo. “Peço aos alunos que tragam tudo o que eles acham que pode ser reutilizado e monto oficinas na sala de aula”, explica. “A cada dia, confeccionamos um brinquedo diferente.”
A professora adota a mesma estratégia para a confecção de presentes para datas comemorativas, como os dias das mães e dos pais. O trabalho com reciclagem na escola sempre começa com a própria turma de Cristiane, mas aos poucos vai envolvendo os colegas. A atividade tem início com um bilhete aos pais para informar o objetivo do trabalho e pedir a doação do material de sucata necessário para a montagem de brinquedos e outros objetos. O que sobra é doado a catadores de material reciclado.
Durante as atividades, os alunos dão sugestões. “No início, tanto as crianças quantos os pais ficam desconfiados com o pedido, mas acabam surpresos com o produto final”, garante Cristiane. “Muitos elogiam e até perguntam como foi feito.”
Blog — Na escola Ambaí, a professora já promoveu exposições dos produtos e oficinas para os pais. Ela mantém um blog, desde 2008, no qual reúne atividades que criou ou que aproveitou após pesquisas em livros, revistas ou internet.
Criado inicialmente apenas como trabalho de faculdade, o espaço, Educação Infantil Criativa, acabou ganhado importância maior. “Hoje, o objetivo principal é mostrar um pouco da minha prática pedagógica e trocar ideias com outros professores”, diz Cristiane. (Fátima Schenini)
Confira o blog da professora

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=2355
 Confira agora a 1º Edição do Jornal "ESPAÇO FALANTIL" .

      O objetivo do nosso jornal é proporcionar um espaço onde todos nós profissionais da Educação, sobretudo, da Educação Infantil, possamos trocar informes, ideias, sugestões e muito mais. Para isso contamos com a colaboração de todos para a confecção dos próximos, deixem aqui ou através de nosso e-mail (espacofalantil.novaiguacu@gmail.com ) sua sugestão, contribuição e/ou proposta de assuntos para as próximas edições!