Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Notícias do Blog "Educação em Foco"

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Inscrições para formação de professore​s terminam dia 5

Após o sucesso do curso “Alfabetizar e Letrar: construindo o sucesso escolar”, a Prefeitura de Nova Iguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), está realizando até o dia 5 de junho inscrições para o curso “Gestão de Processos Pedagógicos: Alfabetização e Linguagem”.  Assim como o “Alfabetizar e Letrar”, esta formação é uma parceria com a Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). As inscrições estão sendo realizadas na própria Semed. 
O curso é voltado para orientadores pedagógicos (OPs) das 126 escolas da rede municipal de ensino de Nova Iguaçu e tem duração total de 120 horas. As aulas começam no dia 20 de junho. O objetivo do curso é desenvolver comportamentos sobre as práticas pedagógicas dentro de uma perspectiva do professor e fazer um aprofundamento sobre a teoria e a prática de alfabetização e letramento.  Para se inscrever,  os interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Educação, que fica localizada à Rua José de Alvarez, nº330 – Bairro da Luz.
A formação será ministrada por Ivan Amaro, professor Adjunto do Departamento de Formação de Professores na Uerj. Diferente da primeira formação, onde o foco do atendimento foi o professor de alfabetização, desta vez, a escolha dos O.Ps é para dar suporte ao trabalho dos professores nas escolas, principalmente na área pedagógica. “Queremos que os orientadores também possam exercitar no trabalho as funções de pesquisadores, proporcionando um ensino de mais qualidade”, disse Ivan.
Ainda segundo o professor a proposta deste novo curso é desenvolver capacidades de gestão das práticas pedagógicas do 1º ao 5º ano. “Quando realizamos o primeiro curso, os professores informaram que muitos alunos, principalmente do 4º e 5º ano, têm dificuldades no processo de alfabetização e letramento. Por isso, a equipe decidiu focar as aulas nestas séries”, afirmou Ivan Amaro. 
Possibilidade de se aprimorar
Orientadora Pedagógica da Escola Municipal Professora Lucia Vianna Capelli, Elizabet Mota de Andrade participou do “Alfabetizar e Letrar”, que encerrou no dia 14  de maio. “O curso tem como foco o registro das pesquisas, enfatizando sempre o olhar do pesquisador. Esta formação é importante prioritária e o professor deve estar em constante aprendizado”, disse Elizabet, que elogiou também a atitude da Prefeita Sheila Gama em promover valorização dos profissionais da educação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário