Cerca de 20 profissionais, entre coordenadores político-pedagógicos (CPPs) e agentes pedagógicos de educação especial (Apedes) compareceram ao encontro de formação continuada da Educação Infantil, realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (Semed) no dia 22 de agosto, na 1ª Igreja Batista de Nova Iguaçu. O tema da reunião foi “Desenho na educação infantil”.
Os encontros acontecem mensalmente e têm como objetivo tornar possível uma maior aproximação entre as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e as equipes de Educação Infantil e Especial. Segundo Isabela Pereira Lopes, da equipe de Educação Infantil da Semed, estes encontros facilitam a compreensão sobre os efeitos da pedagogia no aluno. “Através desses desenhos feitos podemos entender melhor como o aluno se sente quando o pedimos para fazer algo, se sente incentivado e desafiado a criar ou não”, disse Isabela.
A formação foi realizada em formato de dinâmicas e teve como palestrante a professora Helena Barreto, que atua na sala de recursos da Escola Municipal Heitor Dantas. Em relação à dinâmica, Helena explica que este método promove o incentivo à criatividade. “Às vezes, em lugar de incentivá-la, acabamos com ela quando, por exemplo, pedimos desenhos com certo padrão”, afirmou a palestrante.
A coordenadora político-pedagógica da EMEI Bom Pastor, Patrícia do Vabo, gostou de participar da formação. “Nós fizemos desenhos aleatórios, depois a Helena pediu para que, em grupos de três, contássemos uma história baseada no que desenhamos. Foi muito bacana”, contou a coordenadora.
Ainda de acordo com Isabela, os encontros têm caráter disseminador. “É uma oportunidade para realizarmos a troca de experiências entre os profissionais, pois cada unidade escolar tem uma realidade diferente”, afirma Isabela.
Os encontros acontecem mensalmente e têm como objetivo tornar possível uma maior aproximação entre as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) e as equipes de Educação Infantil e Especial. Segundo Isabela Pereira Lopes, da equipe de Educação Infantil da Semed, estes encontros facilitam a compreensão sobre os efeitos da pedagogia no aluno. “Através desses desenhos feitos podemos entender melhor como o aluno se sente quando o pedimos para fazer algo, se sente incentivado e desafiado a criar ou não”, disse Isabela.
A formação foi realizada em formato de dinâmicas e teve como palestrante a professora Helena Barreto, que atua na sala de recursos da Escola Municipal Heitor Dantas. Em relação à dinâmica, Helena explica que este método promove o incentivo à criatividade. “Às vezes, em lugar de incentivá-la, acabamos com ela quando, por exemplo, pedimos desenhos com certo padrão”, afirmou a palestrante.
A coordenadora político-pedagógica da EMEI Bom Pastor, Patrícia do Vabo, gostou de participar da formação. “Nós fizemos desenhos aleatórios, depois a Helena pediu para que, em grupos de três, contássemos uma história baseada no que desenhamos. Foi muito bacana”, contou a coordenadora.
Ainda de acordo com Isabela, os encontros têm caráter disseminador. “É uma oportunidade para realizarmos a troca de experiências entre os profissionais, pois cada unidade escolar tem uma realidade diferente”, afirma Isabela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário